0 comentários

Dicas financeiras para as mulheres chefes de família


20 dicas financeiras para as mulheres chefes de família / Créditos: Thinkstock
20 dicas financeiras para as mulheres chefes de família / Créditos:   Thinkstock





























Consultor financeiro revela os passos para a mulher dominar o dinheiro (em vez ser refém dele) e vencer os desafios financeiros do lar.





Por MADSON MORAES
Elas são cada vez mais as "chefes" da família. Tomam as rédeas do orçamento doméstico, controlam os gastos, pagam as contas, economizam e poupam. Os dados do último Censo Demográfico de 2010, divulgados em outubro desse ano pelo IBGE, revelam que o percentual de famílias chefiadas por mulheres no país aumentou de 22,2% para 37,3% entre 2000 e 2010. Os dados revelam ainda que as mulheres têm chefiado mais famílias mesmo quando possuem maridos. Nesses casos, houve um aumento percentual de 19,5% para 46,4% no mesmo período. Quais os desafios que essa mulher enfrenta?
Para o professor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, as mulheres têm mais habilidade para lidar com o dinheiro do que os homens. Mas no que se referem à educação financeira ambos estão em pé de igualdade, ou seja, não foram educados financeiramente. "Elas têm mais sensibilidade e são mais detalhistas com as despesas. Com isso, conseguem assimilar muito mais rápido os ensinamentos da educação financeira. Posso dizer que as mulheres são o grande agente de transformação quando o assunto é dinheiro", explica Reinaldo, autor do livro destinado ao público feminino "Eu mereço ter dinheiro – Como ser feliz para sempre na vida financeira" (Editora Dsop).
Para o educador, a mulher chefe de família é responsável por aproximadamente 80% do dinheiro que circula dentro de um lar, o que faz com que seja ela a autora das decisões no lar. "Hoje são milhões de mulheres que têm a responsabilidade de controlar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Mesmo quando não tem atividades fora de casa, é ela que administra o dinheiro", ressalta o educador.
Um desafio para essa mulher chefe de família, explica o consultor, é o fato de não ter sido educada financeiramente. "São muitas as famílias que não conseguem viver um degrau abaixo de seus ganhos e aumentam, assim, o endividamento e a inadimplência. É necessário, muitas vezes, fazer uma verdadeira faxina financeira e readequar ao padrão de vida ideal", avalia Reinaldo.


POSTS RELACIONADOS

RESPOSTA AO "Dicas financeiras para as mulheres chefes de família"

Adicione seu comentário

▲ Subir